Diagnóstico Diferencial do TDAH

Imagem de menino brincando de cavalinho com meninas observando calmamente.

Autor: Dr Fernando Tonelli

Católico. Pai. Médico psiquiatra, graduado em Vitória pela Universidade Federal do Espírito Santo, pós-graduação pela PUC-Rio. Presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES). Atualmente clinica em Vitória ES, onde presta atendimento psiquiátrico a crianças, adolescentes, adultos e famílias. É também engenheiro eletricista, técnico agrícola e músico.

06/11/2024

O principal diagnóstico diferencial do TDAH é o transtorno da ansiedade generalizada. A ansiedade é a principal causa de dificuldades de concentração. Muitos pacientes com déficit de atenção, tem na realidade ansiedade, não fechando o diagnóstico de TDAH. Pode porém haver a sobreposição dos quadros, com ocorrência simultânea de TDAH e transtorno de ansiedade.

Frequência do TDAH

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos diagnósticos mais comuns em serviços de psiquiatria da infância e adolescência, permanecendo na vida adulta em até 70% dos indivíduos.

De acordo com estudo publicado no jornal Molecular Psychiatry em setembro de 2023, a prevalência do TDAH (quantidade de indivíduos vivendo com a doença em um momento) em crianças e adolescentes foi de 5,41% (baseada em dados coletados até 2013). Esse estudo se baseia em critérios diagnósticos do DSM ou do CID e aí que começa o problema.

De fato o TDAH é um transtorno comum no consultório de psiquiatria, porém muitos pacientes chegam com o diagnóstico baseado em preencher respostas a um questionário, sem levar em consideração os diagnósticos diferenciais. Não podemos cair no erro do super diagnóstico, nem jogar o diagnóstico para debaixo do tapete, como se ele não existisse. O erro diagnóstico, conduz ao erro na instituição do tratamento medicamentoso e de medidas não medicamentosas.

Teste para TDAH – ou Diagnóstico não se faz por Check list

Os critérios diagnósticos do DSM e CID (usados para os testes) tem seu valor, mas a avaliação diagnóstica não é feita friamente, avaliando uma lista de sintomas, mas deve contar com a participação da experiência clínica do médico, que levará em conta os diagnósticos diferenciais.

Diagnósticos diferenciais do TDAH

O principal diagnóstico diferencial do TDAH é o transtorno da ansiedade generalizada. A ansiedade é a principal causa de dificuldades de concentração. Muitos pacientes com déficit de atenção, tem na realidade ansiedade, não fechando o diagnóstico de TDAH. Pode, porém, haver a sobreposição dos quadros, com ocorrência simultânea de TDAH e transtorno de ansiedade.

Depois da ansiedade, outras causas de déficit de atenção / dificuldade de atenção, que podem se confundir ou associar com TDAH, são:

  • transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares (englobando dificuldade de soletração, leitura, matemática – discalculia, expressão escrita, linguagem – dislexia)
  • retardo mental leve
  • transtornos de personalidade (transtorno de personalidade dissocial/antissocial)
  • superdotação
  • distúrbios de audição e da visão
  • anemia.

Entre os quadros que podem causar hiperatividade, se confundindo ou se associando ao TDAH, causando dificuldades no diagnóstico diferencial destacam-se:

  • Transtorno Desafiador e de Oposição (conhecido como TOD, da sigla em inglês)
  • Hipertireoidismo
  • Doenças do sistema nervoso central (como por exemplo após traumatismo craniano)
  • Transtorno do desenvolvimento da coordenação psicomotor
  • Privação do sono
  • Uso de fármacos e drogas de abuso
  • Uso de telas (em especial animações e videogames de alto estímulo)
  • Sistema de ensino mal adaptado às necessidades normais da criança (sem oportunidade para brincadeiras livres e atividades físicas)

 

Saiba mais sobre o Dr Fernando Avelar Tonelli, médico psiquiatra em Vitória-ES.

Links externos:

https://www.nature.com/articles/s41380-023-02228-3#:~:text=ADHD%20accounted%20for%200.8%25%20of,the%20global%20age%2Dstandardized%20incidence.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2957278/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6199644/

 

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